domingo, 30 de setembro de 2012

Você gosta de quiche?

Vamos começar a semana bem?

Uma receita deliciosa e muito pratica: quiche.
Sabe o que é? Já comeu?

Historinha:
Embora muita gente pense que surgiu na França, a história da Quiche tem início na Alemanha, no reino medieval de Lothringen, depois chamado de Lorraine. Seu nome, quiche, é originário da palavra “kuchen”que em alemão quer dizer torta ou bolo. A palavra "quiche" vem do dialeto da região da Lorrain. Originalmente a quiche era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescida de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado o queijo e hoje em dia pode ser acrescida de todo o genero de ingredientes. A quiche lorraine é um prato da culinária francesa. É uma torta de queijo salgada coberta com uma mistura de nata e ovos, toucinho (bacon) pimenta do reino e noz moscada. A quiche lorraine é normalmente servida quente como prato principal. Seu uso como entrada ou em coquetéis tem se tornado comum.

Gostou?
Vamos colocar a mão na massa, levanta essa buzanfa de onde estiver e corre pro supermercado para comprar os ingredientes, que com certeza você não terá em casa Hahahaha (eu não teria)

Minha receita está um pouco mais leve, acho a quiche Lorraine deliciosa mas um pouco gordinha. Fiz uma versão minha com tudo que tinha na geladeira (Hahahaha), nessa quiche vai: frango desfiado, peito de Peru, queijo mussarela e alho poró (ô beleza).

Quiche Nicolina

Massa:
Trigo 1 xícara
Manteiga 3 colheres de sopa
Ovo inteiro 1 unidade
Sal
Rolo de massa
Forma redonda
Clara de ovo

Modo de preparar:
Coloque tudo isso em um recipiente que consigas colocar as duas mãos. Comece com o trigo, uma pitada de sal e a manteiga, vá esmagando a manteiga com os dedos até ela derreter. Quando isso acontecer coloque o ovo inteiro e continue a fazer a mesma coisa, até virar uma massa e formar uma bola.Pegue um rolo de massa, se não tiver rolo use uma garrafa de vinho (mas lave bem antes), salpique com trigo o rolo (para que a massa não grude) abra a massa até que ela fique com meio centímetro de espessura.Com uma forma redonda (de preferencia que solte o fundo) coloque a massa no fundo e nas bordas (ela deve ter uns 3 dedos de altura nas laterais). Pincele com o clara e leve ao forno a 200 graus por 5 minutos, isso é feito para assar a massa e para que a clara forme uma película que o recheio não passe e nem a deixe mole (pincele para umideçer a massa, reserve tudo que restou da clara)

Recheio:
3 xícaras de leite
1 xícara de creme de leite
2 ovos inteiros
Peito de Peru em quadradinhos
Queijo mussarela em quadradinhos
Peito de frango desfiado
Alho poro em fatias finas
Sal
Pimenta do reino moída
Noz moscada ralada na hora ou em pó

Modo de fazer:
Você pode refogar os ingredientes antes com o alho poró, mas eu não fiz isso, é opcional (vamos economizar panelas). Bata no liqüidificador o leite, os ovos (pode-se usar aquela gema que sobrou ao separar a clara para pincelar a massa, inclusive a clara que sobrou), o creme de leite, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta do reino e uma pitada de noz moscada.Coloque o peito de Peru, o queijo, o frango e o alho poró na massa, despeje o liquido batido na massa e coloque pra assar a 200 graus no forno.Quando ficar dourado está pronto!

Eu costumo comer acompanhado de salada verde.

Gostou? Vai fazer?
Juro que é fácil!
Você pode fazer com o recheio que quiser: tomate seco, bacon, brócolis, presunto, etc etc etc.
Tudo que é sólido pode ser usado!

Ouse!!!

Beijooooos

Nenhum comentário:

Postar um comentário