domingo, 23 de setembro de 2012

Base para molho branco - BECHAMEL

Oi gente!

Tenho uma novidade!!Eu andei pensando sobre o futuro de vocês na culinária (hahahaahaha) e achei bem interessante falar sobre uma das bases da gastronomia, os molhos.
Achei digno começarmos pelo bechamel, molho que eu sou fã.

 Você sabe o que é o molho bechamel?
A história do molho Béchamel tem várias origens e é tão certa como a expressão: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? – Acredita-se porem em uma hipótese mais remota. A de que seu nome derive da homenagem prestada à Louis de Béchameil, o marquês de Nointel, Chefe do Palácio de Louis XIV, rei da França de quem este era amigo por Marie-Antoine (Antonin, na forma Russa) Carême, primeiro chefe celebridade, de acordo com a enciclopédia culinária Larrousse Gastronomique.

Copiou Farofa?

Eu uso o bechamel para:
  • Massas
  • Risotos
  • Gratinar legumes e carnes
  • Souflês
  • Lasanhas
  • Sopas e cremes
  • Fondue de queijo
Bem útil, não?
Já pensou você fazer um brócolis gratinado? Um branco ao molho branco com gorgonzola? Um fondue de queijo? Um penne ao funghi com molho branco? LU-XO!
Muitas muitas receitas boas que posso passar, mas primeiro precisamos aprender a fazer o tal bechamel. (mas báH)

Na faculdade eles ensinam a fazer da maneira original, com a cebola piquée e tal. Mãããs na minha opinião, nem vale a pena falar nessa cebola apelidada de "cebola piquée a cebola que irrita". Por que? Ela irrita mesmo, fica se desmanchando e enche o saco! Chega! Vamos fazer do jeito prático? (gosto assim)

Ah.. Sabe aquele sonho de cortar cebola como chefe de cozinha? Sempre que chego na casa de alguma amiga a mãe dela diz assim: "ai vais me ensinar a cortar cebola naquele jeito tic-tic-tic?"
Assim como vocês, eu também não sei de onde veio o tic-tic, mas eu posso tentar explicar por aqui como é a técnica e o resto é prática! Chorar muito treinando e borrando o rímel (odeio essa parte).

Cebola:
Tire a casca e corte ao meio a cebola.

 Corte a metade com a cebola na horizontal.



Depois vá fazendo as fileirinhas tradicionais.

Sempre com a faca tocando a ponta na tábua, sem tirar a ponta, somente levantando o punho. Ok?


BECHAMEL

Ingredientes:
Manteiga
Cebola
Folha de louro 
Noz moscada
Trigo
Leite integral

Modo de fazer:
Derreta a manteiga na panela.


Adicione a cebola e o louro.


A farinha de trigo.


A mistura de tudo isso se chama: ROUX (se lê RÚ)


Agora você precisará de um amigo, meu querido: fouet (se lê fuê). Olha os meus:


Vá mexendo sempre e adicionando o leite aos poucos.


O molho vai se formando como um passo de mágica e você adiciona leite até dar o ponto ideal de molho, dependendo da textura que a preparação necessita.



Esse bechamel eu usei pra fazer um molho de queijo gorgonzola pra servir com um espetinhos grelhado de carne. Nhami, né?

Gostaram?

Beijos gulosos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário