domingo, 29 de janeiro de 2012

Cap 2 e 3 - As Esganadas

Oiiii!
Que dia lindo em Floripa, bom pra quem pôde ir à praia, ontem não era o meu caso, estava trabalhando, mas hoje eu fui.
Aproveitei o sol (torrão), o mar, tomei água de coco e, a novidade, comi pão com linguiça (choripan). Vamos combinar: um paozinho com linguiça + vinagrete = delícia, delícia, assim você me mata. A-DO-RO!!!!

Vou contar pra vocês o capítulo 2 e 3 do livro, para os desinformados: "As Esganadas" do autor Jô Soares. Diz as más línguas que se trata de um romance, mas até agora nada, só morte e gula.

O Caronte é o assassino, revelado nas logo nas primeiras páginas do livro. Filho único que matou a mãe obesa e herdou uma funerária. Agora esse usa o carro fúnebre para carregar suas presas. Ele monta na rua uma barraquinha e coloca os doces portugueses para atrair as cheinhas. Lá vem ela, terminando de mastigar a torta de morango, arregala os olhos e vai se aproximando. O esperto Caronte a deixa a vontade e diz que ela pode provar qualquer um deles. A gorda se aproxima e pau, ele tapa seu nariz com clorofórmio e a empurra pra dentro do carro. (se cabe um caixão, cabe ela)

No cap. 2 o autor fala de um ex policial de Lisboa, Portugal. Ele foi expulso do cargo que ocupava por fazer parte de um golpe de um falso sequestro. Esteves vem ao Brasil para trabalhar em uma confeitaria de doces portugueses com seu tio, que logo falecera, deixando tudo ao sobrinho. Ele, muito esperto, resolve expandir os negócios.
Enquanto isso Caronte levou a gordinha para um galpão, lá ele tem vários instrumentos e a acorda. Coloca um funil na boca dela e manda gelatina líquida pra dentro.
Ela olha pra cima e ve mais 3 mulheres, todas gordas. Cordélia (nome da baita) agora já era.

Cap 3 - No Rio de Janeiro, naquela semana, 3 outras moças da alta sociedade haviam desaparecido. Moças com um plus a mais (já repararam que toda loja de gordinhas usa nomes assim? Máxima, o bolsão, mega...). O chefe de polica precisa resolver esse caso, as quatro foram encontradas sentadas em círculo, com uma flor de papel na boca e com um instrumento na mão.
O cara é louco, ele mata as gordinhas e ainda coloca um instrumento, mas como eu sempre digo: tudo tem uma explicação. Caronte queria ser músico, mas adivinha quem nao deixava? Sua mammy!
Dentro de cada flor de papel tinha algo escrito: brisas de figueira, caprichos de Setúbal, fofos de creme e musse à fatia. Nao precisa ser muito inteligente pra saber que são nomes de receitas, né? Pois é aí que entra o tal Esteves, ele promete ajudar o chefe de policia, com sua experiencia em doces, ele sabia que eram portugueses e ainda, com sua astúcia de polícial/detetive.

Vamos continuando.. Acho que essa história não vai acabar bem!
Beijinhos gulosos

Fofos de creme

Ingredientes:
200 gramas de farinha de trigo
10 ovos
500 gramas de açúcar
2 colheres de sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata o açúcar com as gemas, acrescente a farinha. Misture muito bem.
Coloque o fermento e por último as claras em neve. Misture devagar, para nao baixar a massa.
Vai no forno em formas de mini-quiche ou forma de empadinhas.
Quando assados, se abrem um pouco no meio e podem ser recheados com os ovos moles (receita já dada no 'As Esganadas')

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sou Esganada

Oi gente bonita! (Se for feio finja que não leu isso)

Ontem me senti uma gulosa, não igual a do livro porque não limpei a mão na roupa (o local não era próprio para isso), maaaaaas... comi como uma delas!
Fomos comemorar na noite passada o aniversário de 32 anos dos meus sogros, o evento mudou de endereço 3 vezes, mas acabou em um lugar perfeito!
Vocês conhecem o "Lo Stivale"?
Eu não conhecia e foi uma experiencia ótima (e gulosa).
O "Ristorante Lo Stivale" fica em Ponta das Canas, Florianópolis. Quem já foi para a praia Brava passou na frente, vejam se reconhecem:

Fomos muito bem recebidos e servidos pelo Fernando. O Chef responsável é o Sr. Paulo, com muito talento e simpatia veio nos cumprimentar na mesa. Ele é ligado no 220W, entrava e saia da cozinha, servia as mesas, dava dica de pratos e ainda atendia aos pedidos dos clientes com preparos que não estavam no cardápio (esse foi o nosso caso).

Pedimos ao Chef algumas Bruschettas, ele prontamente nos atendeu e mandou esse espetáculo:
Babamos os dedos (eu já fiquei satisfeita aí, mas não podia parar, GU-LO-SA).
Depois escolhemos os pratos, que são a la carte e individuais, mas foi uma luta, são muitas opções.
O Paulo nos indicou um camarão que não estava no cardápio, faria dois pratos e os demais escolheriam os preparos.
Chegou meu prato de camarão (ô beleza).
Lindo e saboroso!
Meu respectivo namorado pediu uma massa, com linguiça toscana e pinoli (an an istepô, linguiça eu como em casa), mas foi uma ótima escolha e estava ótimo. Ele, degraçado, acertou.

Estava tudo ótimo, lindo e de barriguinha cheia, quando de repente: o cardápio de sobremesa (bááááh). Pedi um crepe com recheio quente de maçã e calda de laranja, para finalizar um sorvete de baunilha (ú terêrê).
Eu recomendo, além de ser lindo e com pratos saborosos, o atendimento é de primeira.

Bom gente, sobre o jantar de ontem foi isso!
A esganada aqui adorou e os esganadinhos que estavam junto também!
Parabéns ao casal, toda felicidade do mundo!

Vale a pena conferir!
O site é: http://www.lostivale.com.br/index.htm
É bom fazer reserva, pois vi uma família esperar 20 minutos na porta (UEGO).

Beijos gulosos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

As Esganadas

Oi gente, voltei!

Ontem comecei a ler o livro "As Esganadas" do Jô Soares.
Trata-se de um livro de romance, mas com muita comédia. Isso que eu só li o primeiro capítulo.


Eu não era muito fã de ler à noite, quer dizer, não era muito fã de livros. Gostava mais de gastar meu precioso tempo na internet ou vendo TV.
Mas não é que peguei gosto pela coisa!!!! Quem sabe agora eu não suma daqui (Mua-ha-ha).
Vou contar pra vocês sobre o livro, mas não só isso, vou postar algumas receitas que são mencionadas ou que eu relaciono. O que acham? Eu acho saboroso!

As "esganadas" do livro me lembram eu e minha melhor amiga (não briga comigo), pois somos gulosas como Jô Soares descreve. Elas também são gordas, imensas, indecisas e com as roupas sujas de cobertura de doces. (Deixo claro que eu e minha amiga não temos esses hábitos, JURO, somos apenas gulosas) Já imaginaram uma gorda saindo da confeitaria Colombo, com um doce de chocolate na mão esquerda e uma fatia de torta de morango na mão direita? Segurando como se fosse a própria vida em jogo, indecisa por não saber qual devorar primeiro. Ela escolhe a torta, dá aquela mordida fatal e limpa a mão na saia. Agora a saia é cinza com listras de chantili, ô beleza!

Mas o livro não fala só de comilança não, calma!
É uma história de um homem que sua mãe era tão gorda, mas tão gorda, que tinha medo que ele também engordasse. Por ter esse medo, ela o tratava a base de mamão e água, ou à nada. Seu bolo de aniversário foi meio mamão com velas. Suuuuper! Enchia o guri com vegetais e verduras, não que isso não faça bem, muito pelo contrário, mas ela só fazia isso. Ele pegou um abuso tão grande da mãe que a matou, fazendo parecer um acidente. Como se ela tivesse escorregado no chão molhado da cozinha, batesse com a cabeça na quina do fogão e pau, morresse!
Depois disso ele começa a caçada as gordas!
Sua isca? Deliciosos doces portugueses que sua mãe fazia (e comia sozinha, GORDAAA!!!!).

Vamos ver como termina isso.
Até amanhã pessoal!
Beijinhos gulosos


Ovos Moles à Portuguesa

Ingredientes:
200 gr de açúcar
100 ml de água
6 unidade(s) de gema de ovo
2 unidade(s) de clara de ovo

Modo de preparo
Retire as películas (peles) das gemas ou passe-as pela peneira. Bata as gemas e as juntas, para que fiquem bem misturadas. Agregue água e açúcar, leve ao fogo e deixe ferver por 3 minutos. Junte os ovos batidos, fora do fogo. Volte ao fogo, até engrossar, retire e misture bem com o fouet de metal . Sirva com panquecas ou como recheio para bolos. 

Não sabe o que é FOUET? Não tem problema a tia ensina: é um acessório utilizado na gastronomia, para bater e misturar. Sabe o batedor de claras em neve? É o próprio!