quinta-feira, 28 de abril de 2011

O livro acabou e o inverno começou..

Bom gente, voltei!
Simplesmente tive uma crise existencial e parei de escrever, mas agora voltei com todo o gás!
O livro que estava lendo acabou, não gostei do final, acho que foi por isso que me afastei daqui. Não queria decepcionar vocês!
A autora cozinhou, cozinhou e ficou solteirona! Nem ficou pra titia, foi direto pra vovó!


Mas vamos pular essa parte de decepções...


Estou escrevendo o meu TCC. Já tô bem louca pra acabar logo!
É sobre QUINOA. Não sabe o que é isso?

A quinoa é um cereal, estes constituem a base da alimentação humana, sendo o primeiro grupo da pirâmide alimentar adaptada à população brasileira.Esse grupo de alimentos contribui com cerca da metade da ingestão energética e protéica do homem. As proteínas participam da construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios e anticorpos, fornecimento de energia e regulação de processos metabólicos A quinoa real é o único alimento vegetal que fornece todos os aminoácidos essenciais para a vida do ser humano e valores perto dos estabelecidos pelo Food and Agriculture Organization (FAO), podendo ser considerada como proteína de excelente qualidade (MUJICA et al, 2001).Os valores de todos os aminoácidos essenciais da quinoa são maiores que o padrão, indicando que ela supre as necessidades do ser humano em todos os aminoácidos essenciais de qualidade e quantidade, suprindo e ultrapassando as quantidades requeridas pelo organismo (ALVES, ROCHA, GOMES et al, 2008). Todos os aminoácidos da quinoa são maiores que o padrão e por isso ela é considerada uma proteína de alta qualidade nutricional.

Vamos aproveitar as propriedades desse cereal de uma forma bem gostosa?
No meu TCC vou tratar sobre a aceitação desse produto, através de 3 receitas que vão ser testadas, provadas e avaliadas por 80 alunos no curso de Gastronomia, da FASSESC.

Vou contando detalhes para vocês conforme as coisas forem se desenrolando, mas enquanto isso não acontece.... RECEITINHA BÁSICA PARA O INVERNO! 


Que tal aproveitar esse início de friozinho com um NHOQUE A BOLONHESA? Amanhã, dia 29, é o dia do NHOQUE DA FORTUNA.
Vou passar uma receita rápida e básica, porque não adianta eu ficar aqui falando como se faz a massa do nhoque e saber que vocês não vão fazer. Então já que a tecnologia está aí vamos utiliza-la!
Saiba mais sobre o Nhoque da Fortuna:Conta a lenda que São Pantaleão, num certo 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália.Faminto, bateu à porta de uma casa e pediu comida.A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disto eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho,cabendo a cada um 7 massinhas.São Pataleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi.Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro.Por isto, tradicionalmente, todo dia 29 é Dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.Bom apetite e boa Fortuna !

NHOQUE A BOLONHESA

Ingredientes:

  • Nhoque de batata pré-cozido (normalmente fica na parte das manteigas, passa de pastel. 1 pacotinho serve BEM 2 pessoas)
  • 4 tomates concassé (Intruções  de como fazer no modo de preparo)
  • 2 cebolas em cubos pequenos (se quiser pode bater no liquidificador)
  • 300g carne de patinho moída
  • 100g extrato de tomate
  • salsinha picadinha
  • queijo parmesão ralado (dê preferência para queijo ralado na hora)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • pimenta do reino e sal a gosto
  • 4 folhas de manjericão fresco
Modo de preparo:
O tomate concassé é o nome que se dá para o tomate sem pele e sem semente. Deve ser feito da seguinte maneira: coloque uma panela pequena com água para ferver, corte a parte de cima do tomate tirando a parte que seria o "caule" e depois faça um X na parte de trás, também conhecido como: bundinha do tomatinho.  Coloque na água fervente por 3 minutos, logo retire-os e os coloque em um recipiente com água temperatura ambiente. Deixe esfriar e os lave na torneira, a pele soltará na sua mão e as sementes você retira com os próprios dedos. Essa base pode ser usada para qualquer molho, pois a pele do tomate é indigesta e as sementes também. Segue a foto do X para o sucesso do concassé de vocês.

MOLHO: 
Refogue as cebolas no azeite de oliva até que fiquem transparentes, adicione o tomate e deixe até que ele se desmanche. Adicione a carne moída, sal e a pimenta do reino. Deixe cozinhar uns 10 minutos em fogo médio, mexendo as vezes. Depois coloque o extrato de tomate e deixe levantar a fervura e desligue. Adicione a salsinha picada e o manjericão por último, para aromatizar.

MASSA:
Coloque uma panela com água para ferver. Quando começar a subir as bolhas de fervura adicione o Nhoque e deixe de 3 a 5 minutos. Eles são subindo para a superfície da panela, conforme vão ficando pronto. Muito legal de observar. Escorra, se quiser pode colocar uma colher de manteiga para dar brilho e sirva imediatamente.

SERVIR:
Coloque o nhoque como base no prato, formando um circulo no meio e o molho por cima. Jogue o queijo e para decorar um ramo da salsinha ou do manjericão.

E aproveite! Fica uma delicinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário